Elementos como textura, tamanho, espessura, facilidade de transporte devem ser levados em conta.
Um tapete de Yoga de qualidade aumenta a segurança durante a sua prática, ao evitar escorregões e tombos, além de trazer mais conforto durante a aula. As características do seu tapete/Yoga mat (material, a textura, o tamanho e a espessura) irão influenciar muito a sua prática!
Ter o seu próprio tapete de Yoga, além de ser mais higiênico, incentiva que você aprofunde e pratique mais Yoga em casa, com autonomia e segurança.
Mas não se preocupe pois listamos características essenciais a serem consideradas ao comprar seu tapete!
Materiais
Os materiais mais usados para produzir o tapete de yoga são o PVC, o EVA, o TPE e o NBR, sendo que o TPE, NBR e borracha natural são ecologicamente corretos. Atualmente também há marcas que produzem tapetes a partir do PVC ecológico, de característica mais sustentável e liberam menos toxinas que o PVC tradicional.
Nos últimos anos algumas empresas também desenvolveram tapetes com materiais Eco -Friendly, usando revestimento como a cortiça, a juta e o algodão. Destacamos os materiais mais comuns de encontrar nas lojas:
Tipos de revestimento (material e textura)
- PVC: Apresenta boa aderência ao solo e tem valor baixo. O ponto negativo é que na composição do PVC são encontradas substâncias tóxicas para o meio ambiente e para os seres humanos. Atualmente algumas marcas desenvolvem tapete com PVC Ecológico, que além de não possuir substâncias tóxicas, também possui maior durabilidade. O valor do PVC ecológico é, por isso, mais alto que o do PVC normal.
- EVA: Muito parecido ao PVC, o EVA é macio, possui boa aderência ao solo e tem valor acessível. Inclusive, a sua desvantagem é a mesma, e nessa matéria-prima também há substâncias tóxicas.
- NBR: Esse material é um tipo de borracha ecologicamente correta, que conta com ótima resistência a calor e umidade e não possui toxinas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
- TPE: O TPE é um material reciclável e biodegradável que nos últimos anos vem sendo muito utilizado na produção dos tapetes de yoga. Ele tem características antiderrapantes, além da boa aderência ao solo, pois o material ajuda na absorção do suor.
- Borracha natural ecológica com revestimento PU: Material ecológico e de alta qualidade, e, de todos é o material que possui maior aderência. Tapete de custo mais alto.
Espessura
Os modelos de 2 a 3 mm são ideais para praticantes experientes e possuem alta portabilidade. tapetes de espessura menor auxiliam, inclusive, na manutenção das posturas de equilíbrio.
As opções de 4 mm são a melhor escolha para iniciantes e práticas de mais permanência, como Hatha Yoga e Yoga Integral, no qual é preciso ter mais amortecimento.
A espessura dos tapetes de yoga costuma variar entre 2 a 5 mm.
Já os modelos de 5 mm ou mais são recomendados para as posições que não requerem muito equilíbrio e para práticas mais meditativas, ou que usem mais o apoio de joelhos e punhos, como Yin Yoga e Yoga para Gestantes. tapete de Yoga
Tamanho do tapete
É importante que o produto tenha um comprimento próximo ao da altura de quem irá utilizá-lo, pois assim nenhuma parte do corpo ficará para fora durante os movimentos.
Opções de tapetes de Yoga
As seguintes opções foram selecionadas por serem tapetes de marcas mais ecológicas, de boa aderência, maior durabilidade e praticidade no transporte.
- Yogateria Asana : Exemplo de tapete produzido com um PVC ecológico e certificado, produzido com menos recursos químicos e com alguns componentes reciclados. Tem alta aderência e não esfarela.
- Yogibuda Purple Mat : Outro exemplo de tapete fabricado com PVC, com bom custo x benefício e um tapete de qualidade de PVC ecológico.
- Ekomat Ultra Mat Light : Outra opção de PVC Ecológico, 2 mm, para prática em ambientes externos, para viagens (tapete dobrável)
- Om Joy TPE : Opção de tapete em TPE (material biodegradável e reciclável), com ótimo custo x benefício.
- Odin Fit Cortiça e TPE : Opção de tapete de 6 mm (para iniciantes) feito de cortiça e TPE .
Curiosidades
Na antiguidade, yoga era praticada em peles de animais, chão batido ou grama.
O tapete de yoga (de característica antiderrapante) foi criado pela professora inglesa Angela Farmer, no final dos anos 80. Inicialmente ele foi fabricado por um carpete, que apresentava boa aderência ao solo.
Antes disso, os poucos praticantes de yoga ocidentais usavam cobertores, tapetes residenciais e toalhas.
Limpeza
Recomenda-se que, após as práticas, o tapete seja higienizado com uma solução com 1/3 de água filtrada ou fervida, 1/3 de vinagre branco e 1/3 de álcool 70%. Após aplicar esta solução com um pano, ele deve ficar em local arejado, sem sol diretamente, até secar por completo.
Como guardar o tapete de Yoga?
Para manter as boas condições de uso, o ideal é sempre guardá-lo enrolado. Busque também colocar esse produto em espaços secos, arejados e que não batam sol diretamente.
Conclusão
A yoga é uma atividade direcionada para aperfeiçoar o corpo e a mente, e o tapete de Yoga é um dos itens mais populares e necessários quando se fala em iniciar a prática de Yoga. É um investimento que, inclusive, irá fazer com que você aumente a frequência de sua prática, podendo te acompanhar também em passeios ao ar livre e viagens.
O Yoga mat/tapete bem escolhido fará toda a diferença no momento de praticar os movimentos dessa modalidade. Por isso, reunimos as informações mais importantes para que você consiga adquirir o melhor modelo.
Esperamos ter auxiliado com nossas dicas, obrigada pela visita!